Aquecedor a gás e mulher com mão à frente a exibir notas de 50 e 100 euros

Preços do gás: Estudo aponta para descida depois de 2025

Os preços do gás dispararam em 2022 com as tensões decorrentes da guerra na Ucrânia, e, ainda que se tenham começado a reequilibrar o ano passado, a perspetiva é de que só voltem a descer depois de 2025. Perceba melhor, em seguida. 

03 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

“A volatilidade do mercado do gás permanece elevada” 

Depois de um ano de tensões decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia, os preços no mercado do gás voltaram a reequilibrar-se em 2023, mas só devem baixar depois de 2025. 

O estudo é da Crédito y Caución, partilhado pelo Notícias ao Minuto, e revela que os valores permanecerão então elevados até ao próximo ano

“Em dezembro de 2023, os preços do gás registaram quedas homólogas de 68% nos Estados Unidos, 54% na Europa e 39% na Ásia. Apesar desta descida global, a volatilidade do mercado do gás permanece elevada e os preços continuam muito acima das suas médias históricas, tanto na Ásia como na Europa”, pode ler-se sobre o estudo, na notícia. 

Pelo que, as expectativas apontam para que os preços do gás continuem “elevados até meados desta década, à medida que os mercados globais de gás continuam a ajustar-se à perda de fornecimento do gás russo por gasoduto para a Europa”.  

“Isto terá um impacto nos preços noutras regiões importadoras, embora os efeitos na Ásia sejam atenuados pela indexação de muitos contratos a longo prazo aos preços do petróleo. Após 2025, a melhoria da capacidade de transporte de gás natural liquefeito irá remodelar o mercado do gás, reduzindo os preços nas principais regiões”, lê-se ainda. 

Além disso, a notícia explica que a Crédito y Caucion revela no relatório em causa que “a procura global de gás atinja o seu pico nos próximos anos e comece a diminuir na segunda metade da década de 2020”. 

A sua conta do gás continua elevada e precisa de um extra para fazer face a este tipo de despesas? Pondere soluções financeiras disponíveis para os seus créditos e/ou seguros! 

Caso tenha este tipo de contratos, é possível atingir uma poupança a curto prazo se fizer uma renegociação das suas condições atuais ou uma transferência dos contratos para novas entidades, por forma a obter uma prestação mensal mais baixa! Bem como pode também, se tiver vários financiamentos, juntar todos num só crédito consolidado com uma prestação menor. 

Conte com a ajuda dos intermediários de crédito e mediadores de seguro do Poupança no Minuto para os vários processos! Disponibilizamos os nossos serviços sem qualquer custo, para o poupar de burocracias, ajudando-o a poupar na carteira: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores